Marcel Duchamp


A evolução da conceituação dos artistas é evidente. Antigamente, os artistas profissionais não eram reconhecidos e até repudiados pelas autoridades.  A partir do Renascimento, o artista começou a ser reconhecido. As produções também eram vistas de acordo com o seu valor real, quanto custou: a quantidade de ouro, metais ou pedras preciosas que haviam sido usadas na sua confecção. Só depois, que as obras começaram a ser reconhecidas pelo seu valor criativo, ou seja, o artista era reconhecido pela sua imaginação exposta na obra.
Quebrando a barreira das visões técnicas das obras, é impossível não dizer sobre o artista “ready-made” Marcel Duchamp. Ready-made significa “já pronto” e está ligado nas obras de Duchamp às novas significações que ele dava a objetos do cotidiano, objetivando causar sensações distintas a quem as vê, por mais que aqueles objetos já tenham sido visto antes.
Isso representou um ponto de virada no mundo artístico.  O que pode ou não ser nomeado como uma obra de arte? Quem decide isso?  Seu próposito foi demonstrar que o objetivo da arte não deve ser provocar prazer artístico, mas sim fazer com que o expectador pense. Por isso que muitas pessoas chamam  Duchamp como o pai da arte conceitual. E suas próprias palavras demonstram este ponto de vista: ". Eu tinha interesse em idéias, não em produtos visuais. Eu quis colocar a pintura a serviço da mente..Duchamp é um daqueles que redefiniram o ponto de vista do que é arte; na verdade, ele foi um revolucionário,que não pôde descansar até que fizesse todos questionarem os paradigmas existentes. E ele entendeu que para fazer isso ele tinha que chocar a todos.Entre 1913-1915 elabora os "ready-made", isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários. Os títulos são sugestivos ou irônicos, como "Um ruído secreto" ou "Farmácia". "Por favor, toque" é o nome da obra ao lado.
Com o seu estilo “ready-made”, Duchamp visa propor conceitos, ao invés de formas artísticas trabalhadas, preocupando-se mais com o conceito da obra do que com a sua forma. Ao trabalhar com objetos cotidianos em suas criações. Com esses objetos já feitos, ele deseja demonstrar o aspecto conceitual da obra tornando-se um propositor de  conceitos, abstraindo-se antes de qualquer outra ideia de arte.
Duchamp decide, em toda a sua audácia artística, afirmar que quem decide o que é arte ou não, é o artista, e não os críticos.

“Fonte”, de 1917, é  exemplo de seu ideário de conceitos artísticos , no  qual ele inverte um urinol e expõe como arte, questionando qualquer que  seja o sentido que causar no expectador.
Marcel Duchamp formula então uma nova forma de ver a arte, tanto
para o artista, quanto para o espectador e o crítico. A idéia do ready- made só tende a partir para a posição que o inovador artista criou sobre o seu conceito amplo sobre o que deve ser considerado arte ou não.
A arte moderna, então, se liga às sensações, e se configura objetivando o confronto com o espectador e as sensações que a arte pode causar em quem a observa

Segundo o crítico e historiador de arte Giulio Carlo Argan, os "'ready-mades' podem ser lidos como gesto gratuito, como ato de protesto dessacralizante contra o conceito 'sacro' da 'obra de arte', mas também como vontade de aceitar na esfera da arte qualquer objeto 'finito', desde que seja designado como 'arte' pelo artista".
Esses "ready-mades" escondem, na verdade, uma crítica agressiva contra a noção comum de obra de arte. Com os títulos literários, Duchamp rebelou-se contra a "arte da retina", cujos significados eram só, segundo ele, impressões visuais. Duchamp declarou que não pretendia criar objetos belos ou interessantes. A crítica da obra de arte se estendia à antítese bom gosto-mau gosto.
Veja este detalhe acrescentado em um "ready-made" célebre: uma reprodução da Gioconda, de Leonardo da Vinci, com barbicha e bigodes.E tire sua conclusão....
UM POUCO MAIS SOBRE MARCEL DUCHAMP
Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968, em uma família abastada que o encorajou a perseverar em sua vocação artística.Até porque ele já sabia o que queria fazer desde adolescente. Comprometido em tornar-se um artista, ele muda-se para Paris com apenas 17 anos. Freqüentou em Paris a Academie Julian, onde pinta quadros impressionistas, segundo ele, "só para ver como eles faziam isso".
Em 1911-1912 suas obras "O rei e a rainha cercados de nus" e "Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. São quadros simultaneistas, análises do espaço e do movimento. Mas já se destacam pelos títulos, que Duchamp pretende incorporar ao espaço mental da obra.
Entre 1915 e 1923 o artista dedicou-se à sua obra principal, "O grande vidro", pintura a óleo sobre uma placa de vidro duplo dividido em duas seções. A parte superior chamou de "A noiva desnudada pelos seus celibatários, mesmo"; e a inferior, "Moinho de chocolate". Toda a obra é um pseudomaquinismo: a "noiva" é um aparato mecânico, assim como os "celibatários". Contendo vários níveis de significação, várias hipóteses foram formuladas pela crítica para descobrir o sentido de sua complicada mitologia.
Após "O grande vidro", Duchamp dedicou-se aos mecanismos ópticos - que chamou de "rotorrelevos". Em 1941 executa outra obra interessante, "A caixa-maleta", contendo modelos reduzidos de suas obras, e, em 1943, a "Caixa verde", contendo fotos, desenhos, cálculos e notas.
A partir de 1957 muda-se para Nova York, dedicando-se à sua paixão pelo jogo de xadrez. Seu silêncio parece uma redução da capacidade inventiva, mas após sua morte descobre-se que o artista estivera trabalhando secretamente na construção de um "ambiente": um quarto fechado onde repousa uma figura em cera, cercada de vegetações. O ambiente só pode ser visto, por determinação do artista, por um orifício da porta.
A obra de Duchamp, reduzidíssima, foi menos obra do que uma atitude, um gesto crítico radical, mas em muitas declarações o artista recusou-se a ser visto como um destruidor. A atitude crítica de Duchamp ainda repercute, tantos anos depois de suas criações radicais.
Na opinião de Giulio Carlo Argan, "talvez a obra de Duchamp alquímica por excelência seja toda a sua vida, que serve de modelo para todas as novas vanguardas do segundo pós-guerra, do 'New Dada' às experiências de recuperação do corpo como expressão artística, na intenção de fazer coincidir arte e vida".


Quer ver mais: http://www.understandingduchamp.com/